Menu

Vendedores incompetentes

Hoje fui na rua e reparei em uma coisa, os vendedores em sua maioria nunca estão preparados para atender clientes.
Fui em umas lojas de sapato, procurar algum no estilo lita, ou ankle boots, eu perguntava pra vendedora, e ela simplesmente com uma cara de: "isso é pra comer?", e isso não foi em só uma loja não, em todas que eu fui (mais ou menos umas 5) fizeram essa cara pra mim, e me pediram pra especificar. Fico me perguntando o por quê uma pessoa que não sabe sobre sapatos trabalha em uma loja de sapato.
E andando mais na rua, vou nas lojas que vendem eletrônicos etc, saber sobre câmeras semi profissionais. Entrei na Ponto Frio, e no balcão de câmera já tinha um homem dando uma olhada em algumas, eu cheguei pra vendedora e perguntei: "vocês vendem câmeras semi ou só essas?". Ai ela olhou pra mesa como quem diz: "Ta ai em cima, na sua cara não ta vendo?", mas ela respondeu: "tem essas semi ai em cima"(eram as que o cara tava olhando), e eu falei: "me desculpe, mas essas não são semi profissionais". E ela já sem entender nada rebateu: "Claro que é!". E então o homem olhava pra mim e pra mulher, e eu falei: "Procuro uma Canon T3i" e ela: "é essa?" apontando pra uma câmera compacta, eu não sei se ela tava zoando com a minha cara, ou realmente não sabia o que tava falando. E eu falei: "eu to estudando fotografia, e quero uma câmera semi, essas não dão.". E então o homem ao meu lado me parou e falou: "vou te perguntar umas coisas então já que você entende do assunto". Eu não entendo tudo, nem chego perto, mas entendia bem mais que aquela vendedora. E então ele foi me perguntando umas coisas, e eu fui respondendo o que eu podia e sabia enquanto a mulher me olhava com uma cara brava. E eu me pergunto: tenho culpa eu se um cliente quer detalhes sobre o produto e a própria vendedora não sabe responder? Acho que não. E eu fiquei lá o ajudando, até que ele vira pra mim e fala: "Nossa, então não tem quase nenhuma diferença mesmo dessa pra aquela né? Quase que gasto 500 reais a mais numa coisa boba, obrigado pela informação, vou pesquisar mais" E foi embora. E a cara da mulher nem preciso dizer né, ela estava até vermelha de tão envergonhada - ou furiosa, vai saber. E eu aproveitei e fui embora também.
Acho que essas lojas que tem coisas específicas como sapatos, roupas, esporte, informática, e afins deveriam dar um treinamento, nem que fosse de um ou dois dias só, pra aprender o básico do básico antes de sair contratando qualquer um.

Um comentário:

  1. Muito boa essa postagem, isso acontece direto com muitas pessoas, é horrível o atendimento, concordo totalmente. <3

    ResponderExcluir